domingo, 25 de julho de 2010

UM BREVE HISTÓRICO

A E. M. E. F. Seráfico da Nóbrega foi fundada em 11 de setembro de 1966, no governo do prefeito Damásio Barbosa de Franca. Iniciou seu funcionamento com apenas duas salas de aula, banheiros e cozinha, permanecendo assim até o ano de 1974. No ano de 1974, com o advento do Hotel Tambaú, a Escola Estadual Presidente João Pessoa, que funcionava onde hoje está instalado o Centro Turístico Tambaú, foi demolida e seu corpo discente, docente e demais funcionários foram removidos, por ato do governo estadual e do Prefeito Luiz Alberto Moreira Coutinho, para a Escola Seráfico da Nóbrega. Neste período, a escola estava sob a direção da Professora Abigail Figueiredo. No ano de 1975, em virtude da chegada de novos alunos e funcionários, todas as dependências da escola foram ampliadas e passou a funcionar com base no Decreto de criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. A Escola recebeu esse nome como uma homenagem póstuma ao paraibano Francisco Seráfico da Nóbrega Filho. Homem ilustre, que exerceu alguns cargos públicos no estado, tais como: Promotor de Justiça, Deputado estadual, Delegado do IPASE, Professor da Universidade Federal da Paraíba, fundador da cadeira de Direito Administrativo, além de membro da Academia Paraibana de Letras.
A Escola, inicialmente, funcionava apenas com a 1ª fase do Ensino Fundamental, (1ª a 4ª série). A partir do ano de 1988, obedecendo às orientações da Secretaria de Educação e Cultura (SEDEC), implantou a 2ª fase (1ª a 8ª séries) de forma gradativa: 5ª série, 6ª série e assim sucessivamente. No mês de abril, do ano de 1989, o prédio da Escola foi ocupado pelos moradores do Bairro São José, desabrigados pelas fortes chuvas ocasionadas no período. Razão pela qual todo o ano letivo foi comprometido e, consequentemente, houve uma quebra no processo de implantação da 2ª fase do ensino de primeiro grau, o qual continuou no ano de 1990. O art. 32 da LDB vigente, alterado pela Lei 11.274/2006 afirma que o ensino fundamental é obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade e terá por objetivo a formação básica do cidadão. O parágrafo 1º do mesmo artigo afirma que é facultado aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos. Conforme a Lei supracitada, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Seráfico da Nóbrega funciona com o ensino fundamental em nove anos distribuídos nos três turnos: matutino: 1º ao 5º ano; vespertino: 6º ao 9º ano; noturno: Educação de Jovens e Adultos organizado em ciclos. Ao longo desses anos, a Escola passou por várias reformas, contando atualmente com dez salas de aula, uma biblioteca, uma sala de vídeo, um laboratório de informática, refeitório, sala de professores, secretaria, diretoria, uma sala de apoio pedagógico e um gabinete odontológico. Desde a sua fundação, esteve sob a administração de diversos gestores: Professora Abigail Figueiredo, Laurise Farias Barbosa e Agacil Barreto nomeadas pela Secretaria de Educação. A partir do ano de 1988 a escolha da equipe gestora passou a ser feita pela comunidade, através de eleição direta, obedecendo os seguintes critérios: serão aptos a votar os alunos com idade igual ou maior que 10 (dez) anos, todos os professores titulares, funcionários titulares e pais de alunos. Na primeira eleição direta, a Professora Laurise Farias Barbosa ganhou com votação expressiva, ocupando novamente a direção. No período que compreendeu os anos de 1988 a 2000, a Professora Laurise Farias Barbosa venceu todas as eleições que se processaram na Escola, permanecendo na direção até o ano de 2000. No processo eleitoral do ano de 2000, a Professora Elizabeth Diniz de Freitas foi eleita e permaneceu na direção da Escola por apenas dois anos consecutivos.
No final do ano de 2002 a Professora de História Luzia Bernadete Mendes de Souza formou uma chapa com mais três colegas da escola e lançou sua candidatura. Em 04 de dezembro do mesmo ano, venceu a equipe gestora encabeçada pela Professora Luzia Bernadete Mendes de Souza, composta pelas vice-diretoras: Jahiel Jacqueline Catão Lucena, Glaucia Denise Gosson Barbosa e Sônia Elizabeth Sales Nóbrega. Esta equipe permanece até os dias atuais e encontra-se exercendo seu 4º mandato.

4 comentários:

Glaucia Gosson disse...

Fantástico.
Nossa escola ta ficando muito chique.
Parabéns Cristiane pela iniciativa.

Glaucia Gosson Barbosa

Cristiane Pinto disse...

Obg Glaucia!!!
Esse blog é nosso!!!
com um pouco de cada q compõe a escola!
hehehehe
bjos

Anônimo disse...

É bom saber que existem pessoas como você que têm contribuido para o engradecimento da nossa Escola.
Parabéns. Prof. Cijame (P.M.)

Anônimo disse...

fui aluno do serafico e tenho uma saldade enorme